Mapa de evidências: Efetividade da profilaxia pós-exposição à hanseníase

https://public.tableau.com/app/profile/bireme/viz/ProfilaxiaHanseniase/evidence-map

O mapa apresenta uma visão geral das evidências sobre intervenções de profilaxia pós-exposição à hanseníase. A partir de uma ampla busca bibliográfica (PubMed, BVS, Embase, Cochrane, Web of Science e SCOPUS) foram incluídos no mapa 7 estudos de revisão (4 revisões sistemáticas e 3 metanálises). Todos os estudos foram avaliados, caracterizados e categorizados por tipo de intervenção e desfechos em relação à exposição pós-hanseníase, resultando em 45 associações entre 9 tipos de intervenção, 7 desfechos e efeito reportado. Principais Achados: ● A evidência reportada nos estudos aponta que a grande maioria das associações teve efeito positivo (32 associações). Foi reportado como potencial positivo da intervenção em 13 associações. ● As revisões avaliaram efetividade, eficácia, segurança e custo-efetividade das intervenções profiláticas pós-exposição à hanseníase, organizadas em 3 grupos: quimioprofilaxia, imunoprofilaxia e quimioprofilaxia associada a imunoprofilaxia. ● Os estudos primários incluídos nas revisões estão concentrados principalmente em países como Bangladesh, Índia, Brasil e Myanmar. ● Para avaliar o nível de confiabilidade das 7 revisões, se aplicou a ferramenta AMSTAR2 (Measurement Tool to Assess Systematic Reviews) resultando em 1 revisão de nível baixo de confiabilidade para a evidência reportada e 6 revisões de nível criticamente baixo.

Autor(es): Gabrielle Guedes Pedroso, Ana Carolina Vidigal, Gesner Francisco Xavier, Angélica da Conceição Oliveira Coelho Originador(es): BIREME/OPAS/OMS
Recurso adicionado em: 27/10/2022
Objetivo: Este Mapa faz parte de um trabalho de conclusão de curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora e foi elaborado por integrantes do Grupo de Pesquisa denominado Núcleo de Infecções e Complicações relacionadas à Assistência à Saúde (NEICAS).
Idiomas disponíveis: Português
Hanseníase/prevenção & controle, Profilaxia Pré-Exposição, Profilaxia Pós-Exposição, Mapa de Evidências
  • Compartilhar
  • Sugerir uma palavra-chave
    [X]
    Sugestões
    Separadas por virgula
    [X]
    Obrigado por sua sugestão.
    Problemas de comunicação. Por favor tente novamente.
  • Informar um erro
    [X]
    Motivo
    Novo Link (opcional)
    [X]
    Obrigado por informar este problema.
    Problemas de comunicação. Por favor tente novamente.

More related