Sobre a BVS

    • Fale conosco

      [contact-form-7 id="4" title="Fale conosco"]

      [ ← Show Excerpt ]
    • Sobre o modelo da BVS

      Informações sobre metodologias e aplicativos da Biblioteca Virtual em Saúde.
      [ Read More → ]

      Informações sobre metodologias e aplicativos da Biblioteca Virtual em Saúde.

      [ ← Show Excerpt ]
    • O que são Doenças Infecciosas e Parasitárias?

      Infecção é a penetração, multiplicação e / ou desenvolvimento de um agente infeccioso em determinado hospedeiro; doença infecciosa são as conseqüências das lesões causadas pelo agente e pela resposta do hospedeiro manifestada por sintomas e sinais e por alterações fisiológicas, bioquímicas e histopatológicas.

      Quando o agente infeccioso penetra, multiplica-se ou desenvolve-se no hospedeiro, sem causa danos nem manifestações clínicas, considera-se a infecção subclínica, inaparente ou assintomática. Outras vezes, porém, por ação mecânica, por toxinas, por reação inflamatória ou hipersensibilidade ocorre o conflito parasito-hospedeiro, com destruição tissular e manifestações clínicas e patológicas, caracterizando a doença infecciosa.

      As doenças infecciosas e parasitárias podem ser causadas pelos seguintes mecanismos: invasão e destruição dos tecidos por ação mecânica, por reação inflamatória ou por ação de substâncias líticas (lisinas); ação de toxinas específicas, elaboradas pelos germes infectantes ou parasitos, capazes de causar danos locais e / ou à distância nas células dos hospedeiros; indução de reação de hipersensibilidade com resposta imune do hospedeiro capaz de produzir lesões em suas próprias células e tecidos.

      Qualquer paciente com suspeita de uma doença infecciosa ou parasitária deve ser investigado quanto a evidências clínicas, epidemiológicas e laboratoriais.

      Os principais sintomas e sinais das doenças infecciosas e parasitárias são febre, cefaléia, adinamia, cansaço, sensação de mal-estar indefinido, sonolência, corrimento nasal, lacrimejamento, dor de garganta, tosse, dor torácica e abdominal, estertores pulmonares e sopros cardíacos, dor abdominal, diarréia, náuseas e vômitos, icterícia, disúria, rash cutâneo, presença de gânglios palpáveis, hepatomegalia, esplenomegalia, rigidez de nuca, convulsões e coma. Lesões e / ou corrimentos genitais.

      [ ← Show Excerpt ]
    • A BVS Doenças Infecciosas e Parasitárias

      Explica os objetivos, características e desenvolvimento da BVS.

      Explica os objetivos, características e desenvolvimento da BVS.

      A Biblioteca Virtual em Saúde DIP - BVS-DIP é um projeto de construção coletiva de âmbito nacional, coordenado pela OMS/OPAS/BIREME, orientado por um Comitê Consultivo Nacional, sob a liderança da Biblioteca de Ciências Biomédicas da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)- Instituto de Comunicação, Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT).

      Tem como objetivo promover a operação cooperativa e descentralizada da rede de fontes de informação científica e técnica em Doenças infecto parasitárias,visando proporcionar o acesso eqüitativo e estimular o uso da informação científica e técnica atualizada e relevante reunida na BVS, relacionadas à DIP no país.

      A BVS-DIP tem também como objetivo integrar fontes de informação, definindo critérios de seleção, análise e disseminação da informação científica e técnica relevante, articulando instituições envolvidas com o tema.

      O desenvolvimento da BVS-DIP é guiado por um conjunto de projetos específicos definidos pelo Comitê Consultivo, coordenado pela Secretaria Executiva sob a responsabilidade da Biblioteca de Ciências Biomédicas da Fundação Oswaldo Cruz - Instituto de Comunicação, Informação Científica e Tecnológica em Saúde.

      [ ← Show Excerpt ]